07/03/2010

Medicina/Sacerdócio/Ganância.

Caduceu Marcelo José levantou a interessante e sempre atual questão…

Medicina: Sacerdócio X Ganância…

Achei oportuno, antes de tecer considerações, buscar no dicionário:

Medicina
Ciência de debelar ou atenuar as doenças.
Profissão
Ofício; emprego; ocupação; mister.
Sacerdócio
Conjunto das funções e dignidade do ministro de um culto qualquer. / Carreira eclesiástica.
Fig. O que tem um caráter venerável e quase como sagrado; mister nobre, missão elevada.
Ganância
Avidez de ganho, de lucro.

Pelo que me consta faz-se alusão a duas profissões como sacerdócio, medicina e magistério, e deslizes nesses misteres são pouquíssimo tolerados mas, a bem da verdade, enquanto profissões são como todas as outras, meio de subsistência para quem as pratica; como professores são usualmente mal remunerados vamos deixá-los fora de nossas considerações, mesmo porque a questão levantada diz respeito ao exercício da medicina. 
Atendo-nos a ela; que malgrado condições de trabalho às vezes aviltantes, usualmente garante a sobrevivência do praticante; freqüentemente nos deparamos com situações em que o médico é taxado de ganancioso, isso não difere do encontrado nas outras profissões, talvez mais grave na medicina por lidarmos diretamente com a vida, mas o modo como os indivíduos exercem seus ofícios ultrapassa a questão da formação profissional e desemboca na formação ética.

Ética
Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral. / Conjunto de regras de conduta.
Quem vive com ética trabalha com ética, a qual pode até ser estudada em faculdades, mas dificilmente será apreendida por estudantes cujo caráter já estará moldado.
Erich Fromm discorrendo sobre caráter do homem fala de escassez e de abundância; segundo ele o individuo que não tem o essencial garantido age sob a influencia da falta e suas ações seriam dirigidas para a conquista desse essencial, já aquele que não tem que se preocupar com o essencial estaria sob a influência da abundância e suas ações seriam direcionadas para o criativo e para o eticamente saudável, e nesse panorama não caberia ganância.
-
Mas onde estaria o divisor de águas entre conceitos/sentimentos de escassez e abundância?
-    Baseado em quê o individuo consideraria alcançado o que lhe é essencial?
-    Qual e onde estaria o impulso/desejo/consciência que o individuo teria que acessar para redirecionar suas ações em busca da realização ética e criativa ?

A mim parece óbvio... E a vocês?
Retornarei a esse assunto no próximo final de semana.

HOMEOPATIA/SUS.

Jornal 3Em 03 de maio de 2008 o jornal O Estado de São Paulo publicou reportagem, assinada por Fabiane Leite, com o título:

Homeopatia ganha espaço no SUS, mas só 110 municípios a adotam.

Abaixo trecho inicial da reportagem:

“Apenas 110 dos mais de 5.000 municípios brasileiros, entre capitais como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, utilizam hoje a homeopatia na rede pública, apesar de em 2006 a especialidade médica ter sido acolhida como política de saúde no Brasil. O Ministério da Saúde, no entanto, aponta uma demanda crescente pela terapêutica desde o início da década, com aumento de mais de 20%, acima do crescimento da população, de acordo com os dados da pasta.
No último ano, a especialidade respondeu por mais de 300 mil consultas do Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde a 10% das consultas de atenção básica do período.” 

Noticia melhor é que Uberlândia se encontra entre os 110 municípios referidos; só não é melhor porque a demanda supera a capacidade de atendimento,  pois somos apenas três médicos, locados no PS do bairro Patrimônio, tratando com Homeopatia; a Dra. Alda Valéria Tofolli é pediatra, a Dra. Leila Tostes é clinica geral e eu atendo pacientes que apresentam distúrbios emocionais e de conduta. É necessário encaminhamento de profissional da área de saúde para agendamento de consultas, o qual pode ser feito por telefone, através das unidades de saúde quando quem encaminha pertence à rede municipal; quando encaminhado por profissionais alheios à rede municipal o interessado deverá se dirigir  ao P.S. Patrimônio.

CONDIÇÃO HUMANA / Hábitos.

image Se na semente a árvore, no ovo o animal…

A semente encerra tudo que a árvore poderá vir a ser, assim é o homem enquanto ser vivo, no ovo nosso patrimônio genético que determina tudo que poderemos vir a ser, nossas potencialidades e nossas fragilidades, e então…

Quando nascemos entra em jogo o circunstancial, o meio em que nascemos e no qual começaremos a viver; e começa a nos ser mostrado o caminho a seguir, o melhor caminho na visão das pessoas de Poder em nossas vidas; Pais, Padrinhos, Parentes, Pajens, Professores, Padres, Pastores e muitos outros vida afora… 

Sei que isso é imprescindível para a formação do homem e para que a anarquia não se estabeleça; apenas especulo a respeito; mas no afã de acertar e nos sentirmos incluídos/aceitos vamos incorporando hábitos e costumes; muitos deles gratificantes, outros nem tanto e também alguns que nos trazem grande desconforto e, por mais que queiramos, não conseguimos nos livrar desses últimos e seguimos pela vida os repetindo sem saber por quê.

William Sadler, psiquiatra americano, defende a idéia de que: "Nossos hábitos estabelecidos, fazem caminhos literais través de nosso sistema nervoso e a repetição dos mesmos pensamentos ou ações, forma sulcos mais e mais profundos, justamente como andar sempre no mesmo lugar em um gramado, fará um sulco nele". Isso explicaria a dificuldade nas mudanças pretendidas, pois cada lembrança e cada repetição do hábito indesejado o reforçariam.

Por sua vez Moshe Feldenkrais, cientista polonês que desenvolveu o método Consciência Pelo Movimento, afirma:

“Há um intervalo de tempo entre o que é engendrado no sistema Supralímbico e sua execução pelo corpo. Este atraso entre o processo de pensamento e sua tradução em ação é grande o bastante para inibi-la. A possibilidade de criar a imagem de uma ação e, então retardar sua execução – adiando-a ou evitando-a completamente – é a base do julgamento intelectual e da imaginação... A possibilidade da pausa entre a criação do padrão de pensamento para qualquer ação particular e execução da ação, é a base material para a consciência. Esta pausa torna possível examinar o que está acontecendo dentro de nós, no momento em que a intenção de agir se forma, bem como quando a ação é executada. A possibilidade de afastar a ação – prolongando o período entre a intenção e a execução – possibilita ao Homem o aprender a se conhecer. E há muito que aprender, porque os sistemas que executam nossos impulsos internos agem automaticamente, como o fazem nos animais superiores.”

Portanto deveríamos, com disciplina e persistência, aproveitando esse intervalo entre impulso e ação, substituir o hábito indesejado por outro mais saudável e não simplesmente pretender deixar de executá-lo; teríamos que criar um novo caminho que iríamos percorrer em lugar do antigo e, com a repetição, esse novo caminho iria se estabelecendo cada vez mais, ao contrario do antigo que, por não ser percorrido, iria se esvaecendo, exatamente como acontece com os sulcos na grama. A homeopatia, algumas abordagens psicoterapêuticas e também algumas terapias corporais podem auxiliar nesse processo.

Então...Já no ovo a fragilidade,  a possibilidade da carência e do aprendizado compulsório, do quase adestramento, mas também a potencialidade; a possibilidade de construção de caminhos próprios, mais equilibrados e mais adequados, que possibilitem uma vida realmente boa e profícua.